quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Curiosidades


Bicicleta
A bicicleta nasceu em 1790. Ela foi inventada pelo conde francês Sivrac, e possuía o estranho nome de Celerífero. Era apenas um pedaço de madeira ligando duas rodas. A engenhoca andava com o impulso dos pés, mas não tinha como dirigi-la, já que a roda dianteira era fixa.




Batata frita
A batata frita foi inventada pelo médico francês Antoine Augustin. Em 1772, ele começou a estudar as plantas que continham amido, especialmente as batatas. Anos depois, com o apoio do rei Luís XVI, ele criou uma campanha para expandir a cultura da raiz. As batatas fritas foram usadas pela primeira vez em um jantar de gala, em homenagem ao americano Benjamim Franklin. Mas o americano, pelo que dizem, não gostou da novidade.




Biscoito
Não é de hoje que se gosta de biscoito. Os primeiros registros da iguaria são do tempo dos faraós, no antigo Egito. Os egípcios cultivavam o trigo nas margens do rio Nilo e fabricavam os biscoitos, com formas de animais para oferecer às divindades em troca de chuvas, para assegurar a fertilidade do solo. Pouco a pouco, o hábito de produzir biscoitos passou para as regiões do Mediterrâneo e Oriente Médio. Assírios, babilônios e gregos passaram a presentear seus deuses com biscoitos de trigo e mel.



Chocolate
Em 1519, o conquistador espanhol Hernán Cortés chegou ao México e, ao invés de ser recebido agressivamente pelos nativos, recebeu alguns presentes oferecidos pelo imperador Montezuma. Para os nativos, Cortés era o deus do ar, Quetzacóatl, que havia plantado cacaueiros no local como dádiva. Com a semente extraída da planta sagrada, era misturado o mel e a baunilha, resultando numa saborosa bebida, o tchocolatl. Para o povo asteca, ouro e prata valiam menos que as sementes do cacau. De volta à Espanha, em 1528, Cortés levou consigo algumas mudas de cacaueiro, e plantou pelo caminho. Primeiro no Caribe e, depois, na África. Chegando na Europa ofereceu um pouco da bebida sagrada ao rei da Espanha, Carlos V. Foi o suficiente para que ele ficasse extasiado. Não demorou muito para que toda a corte passasse a apreciar o produto. Muitas modificações foram feitas ao longo dos anos até que o chocolate, depois de algumas intervenções do suíço Henri Nestlé, tomasse a forma que hoje possui, em tabletes.



Dentadura
Foram descobertos crânios humanos com dentes artificiais feitos de ossos e marfim, com pontes de ouro, 700 anos antes de Cristo. Na Idade Média, não se deu muita atenção aos dentes falsos. Quando perdeu os dentes da frente, a rainha Elizabeth I, da Inglaterra, apareceu em público com a boca cheia de pano. No final do século XVII, os ricos já podiam comprar dentaduras de marfim (que com o tempo passavam a cheirar mal). Os dentes falsos ficavam presos aos seus vizinhos através de ligaduras de seda, mas tinham que ser tirados na hora das refeições. Os dentistas usavam dentes humanos, comprados dos pobres, ou faziam de prata ou ágata. As primeiras dentaduras de porcelana foram feitas por volta de 1770, por Alexis Duchâteau, um farmacêutico que morava próximo a Paris. A descoberta foi aprimorada nos Estados Unidos por Claudius Ash, no século XIX.




Iogurte
O iogurte apareceu na Ásia Menor por volta de 4.000 a.C. Reza a lenda que um viajante nômade atravessava o deserto carregando um pouco de leite numa sacola feita de pele de cabra. Horas mais tarde, ele havia constatado que o leite havia se transformado em um creme grosso, com um leve sabor ácido. Em 1542, chegou à Europa o primeiro iogurte, oferecido como a cura para uma persistente infecção intestinal do imperador François, da França.



Hula oop
A idéia do brinquedo veio da Austrália, onde estudantes de ginástica se divertiam girando aros de bambu na intura. Em 1958, os americanos Artur Melin e Richard Knerr, donos de uma fábrica de brinquedos, importaram a idéia. A diferença é que eles fizeram de plástico e o batizaram de hula hoop. Venderam 25 milhões de unidades em apenas 4 meses.





Ioiô
O Ioiô nasceu nas Filipinas no século XVI, como uma arma. Ele pesava dois quilos e sua corda tinha seis metros. Louis Marx transformou o Ioiô num brinquedo em 1929.


Sem comentários:

Enviar um comentário